Agora que eu sou mãe

Um espaço para compartilhar as aventuras de ser mãe

terça-feira, 2 de março de 2010

pensando na rotina

Acabei de deixar a Dora dormindo e ando pensando em como é gostoso ficar em casa com ela...é muuuito cansativo mas é uma delícia seguir essa vidinha de bebê. Penso que agora estamos estabelecendo uma rotina, por causa da introdução de alimentos... difícil, eu deveria dar o almoço as 11h, mas ela fica com sono umas 10h e fica bem manhosa até que consegue relaxar e dormir...ai dou o almoço quando ela acorda as 13h. E a fruta? que deveria ser as 16h? bom acabo dando uma 17h, meio na hora que deveria ser a janta, que eu ainda não introduzi. Eu nunca usei a palavra rotina, acho essa palavra muito chata, pra mim ela sempre quis dizer rigidez, chatisse, mesmice. sei que para os bebês se sentirem seguros é preciso uma constância, essa é a palavra. Não rotina. Rotina eu substitui por ritual. então no temos o ritual de dormir: massagem (que vale uma nova postagem), banho, peito e cama. É raro não funcionar. Agora a introdução de alimentos esta colocando um novo ritual...que eu ainda não criei direito, mas quando ela entra na cozinha ou a gente faz hummmm, ela começa a fazer o barulho de mastigação, esta começando a entender.
Mas não expliquei o porque de não a rotina. Rotina implica em horários rígidos, é claro que biologicamente os bebê tem ciclos, a vida é feita de ciclos a Dorinha sempre tirou dois cochilos durante o dia um por volta do horário do almoço e outro mais no fim da tarde. Isso é o ciclo dela, eu não impus nada (claro eu tive a sorte de ter um pequena que dorme o maior sono a noite). A unica coisa que eu sempre fiz foi deixar as janelas abertas para a claridade entrar. Dia e noite. Fora isso, a vida pode mudar, ela tem a mim, passeamo, não sempre no mesmo horário, brincamos o tempo, enfim criamos coisas que acontecem durante o dia mas é sempre diferente. Nada é engessado, tudo é flexível e depende muito da minha observação que tem que ficar atenta a Dora, ver como ela esta. Quem estipula a nossa rotina somos nós duas, eu e ela em diálogo com a vida que exige horário de trabalho e tudo mais...Acho que posso postar mais coisas sobre rotina, e sobre introdução de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário