Agora que eu sou mãe

Um espaço para compartilhar as aventuras de ser mãe

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

criando ambientes



Faz algum tempo que eu participo de um grupo de mães que faz artes plásticas com bebês lá no espaço da Ana thomaz, que tem um blog maravilhoso que vale a pena ver.
Cada vez mais tem sido uma experiência únicas passar esses momentos com a minha pequena. As crianças vão encontrando um jeito próprio de interagir e fazer arte, os adultos se policiam para não interferir no que é espontâneo ali...outro dia todas as crianças resolveram fazer um roda que surgiu completamente espontaneamente para dividir as comidas que tinha levado para fazer um lanchinho...Eles acharam um jeito de dividir de sentar (eles sentaram em roda). e as mães sairam de fininho daquele momento só deles. Foi muito lindo!
Numa manhã fizemos uma instalação usando cada parede uma cor primária,estamos começando a falar de mistura de cores, não é que a sissi (filha da ana) pegou um objeto vermelho e sentou bem na frente da parede vermelha, não falamos nada só montamos o espaço e deixamos as crianças experimentarem livremente.
É impressionante como acontece uma dinâmica muito clara, a atividade tem um ritmo. Começa, eles exploram, chegam num climax e a coisa vai esmorecendo. Um dia fizemos uma mistura de águas coloridas e vários contagotase potinhos para eles. a coisa foi indo, indo até que eles misturaram todas as cores, derrmaram tudo e organicamente a atividade acabou, era a hora de comer alguma coisa. Simples assim, no tempo deles, na dinêmica da próopria vivênci deles. Como eu estou aprendendo com a minha filha, como ela tem me modificado.
Resolvi colocar algumas fotos desses encontros, essa foi uma brincadeira com areia colorida, essa menina linda é a lila com a sua mãe a Ana e as mãozinhas pegando a areia nas duas fotos é da Dora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário