Agora que eu sou mãe

Um espaço para compartilhar as aventuras de ser mãe

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

artes plásticas no espaço Caçamba de arte

Manhã ensolarada de sexta. Saio com a Dora. Falo para ela: "filha vamos experimentar uma coisa nova hoje, vamos a uma aula de artes!"
Todas os bebes sentados em um grande E.V.A. com colheres e pinceis criavam as suas próprias cores, propus à dorinha criar um laranja. Ela ficou sentada observando todos os outros bebes, que pintavam seus corpos, o papel e até a parede. A dorinha só olhando...a Ana propôs um som com o papel, a dorinha só olhava com uma cara bem séria. Pegou o papel e colocou na boca (ela adora comer papel). A Amanda (um bebe de 7 meses) pegou um papel e amassou muito...ela ficou com o papel até o fim do encontro. A Chiara de 1 ano e 1/2 resolveu pintar as outras crianças, ela achou os corpos mais interessante do que o papel, até a dorinha entrou na dança levou umas pinceladas no braço e adorou. Pegou um pincel e... colocou na boca. Pronto estava alí uma nova experiência sensorial/artística, Uma textura nova: os pelos do pincel e cores por toda parte, seu rosto ficou todo pintado. A cara séria foi desmanchando, cresceu uma vontade de tocar nas coisas.
Hora de um banho de mangueira para tirar a tinta do corpo, ela adorou. Mas para ela não tinha terminado ainda, ela queria mais, engatinhou sobre os papéis pintados pelas outras crianças e brincou com a Francisca (que queria muito cuidar dela). A Amanda ainda segurava o seu papel enquanto mamava e a Dora explorava o espaço.
Um encontro delicioso! Voltou para a casa dormindo e a mãe pensando que sua filha, tão diferente dela, gosta de observar muito antes de se atirar nas coisas. Pensando que esse tempo do encontro é o mais precioso, poder observar ela, pode brincar junto, explorar o mundo com os olhos de um bebê é uma oportunidade rara.
Obrigada filha pro me fazer ver o mundo num outro ritmo
obrigada Ana por esse espaço tão criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário